Quais são os Status de vendas pra Webhook?
Os webhooks são uma ferramenta poderosa para a comunicação automática entre sistemas, especialmente em processos de vendas. Um dos elementos mais importantes que os webhooks fornecem é o status do pedido ( orderstatus_). Este campo informa o estado atual de uma transação e permite que sua plataforma tome decisões baseadas nesses status.
Temos um artigo completo explicando passo a passo como realizar a integração com o webhook. Não deixe de conferir Como Integrar com Webhook á OnProfit
Abaixo, detalhamos cada um dos possíveis valores para o campo order_status, explicando o que significam e como utilizá-los:
Este status indica que o pedido foi iniciado, mas ainda não foi concluído. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o cliente começou o processo de compra, mas não finalizou o pagamento.
Como usar:
Enviar lembretes automáticos ao cliente para concluir o pedido.
Monitorar o funil de vendas para identificar taxas de abandono.
Indica que o pedido foi aprovado com sucesso. O pagamento foi concluído, e o cliente pode esperar pelo produto ou serviço.
Como usar:
Enviar confirmações por e-mail ou SMS.
Atualizar o estoque e preparar o envio do produto.
Este status significa que o pedido foi reembolsado. Geralmente ocorre quando há uma solicitação de devolução ou reembolso por parte do cliente.
Como usar:
Notificar o cliente sobre o reembolso.
Atualizar relatórios financeiros para refletir o valor reembolsado.
O pedido foi cancelado. Isso pode ocorrer por iniciativa do cliente ou por um problema no processo de compra.
Como usar:
Investigar o motivo do cancelamento para melhorar a experiência do cliente.
Oferecer alternativas ou promoções para recuperar a venda.
Este status indica que o pedido foi recusado, geralmente devido a problemas no pagamento, como um cartão de crédito negado.
Como usar:
Notificar o cliente sobre o problema e sugerir formas de resolver.
Oferecer métodos alternativos de pagamento.
Indica que o pedido sofreu um chargeback. Isso ocorre quando o cliente contesta a transação diretamente com o emissor do cartão.
Como usar:
Analisar os detalhes do chargeback para evitar recorrências.
Fornecer informações para resolver disputas, caso aplicável.
Se você tiver dúvidas ou precisar de suporte adicional, entre em contato com o nosso suporte pelo e-mail: comercial@onprofit.com.br.
Temos um artigo completo explicando passo a passo como realizar a integração com o webhook. Não deixe de conferir Como Integrar com Webhook á OnProfit
Abaixo, detalhamos cada um dos possíveis valores para o campo order_status, explicando o que significam e como utilizá-los:
1. Status: ''started''
Este status indica que o pedido foi iniciado, mas ainda não foi concluído. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o cliente começou o processo de compra, mas não finalizou o pagamento.
Como usar:
Enviar lembretes automáticos ao cliente para concluir o pedido.
Monitorar o funil de vendas para identificar taxas de abandono.
2. Status: ''approved''
Indica que o pedido foi aprovado com sucesso. O pagamento foi concluído, e o cliente pode esperar pelo produto ou serviço.
Como usar:
Enviar confirmações por e-mail ou SMS.
Atualizar o estoque e preparar o envio do produto.
3. Status: ''refunded''
Este status significa que o pedido foi reembolsado. Geralmente ocorre quando há uma solicitação de devolução ou reembolso por parte do cliente.
Como usar:
Notificar o cliente sobre o reembolso.
Atualizar relatórios financeiros para refletir o valor reembolsado.
4. Status: ''cancelled''
O pedido foi cancelado. Isso pode ocorrer por iniciativa do cliente ou por um problema no processo de compra.
Como usar:
Investigar o motivo do cancelamento para melhorar a experiência do cliente.
Oferecer alternativas ou promoções para recuperar a venda.
5. Status: ''refused''
Este status indica que o pedido foi recusado, geralmente devido a problemas no pagamento, como um cartão de crédito negado.
Como usar:
Notificar o cliente sobre o problema e sugerir formas de resolver.
Oferecer métodos alternativos de pagamento.
6. Status: ''chargeback''
Indica que o pedido sofreu um chargeback. Isso ocorre quando o cliente contesta a transação diretamente com o emissor do cartão.
Como usar:
Analisar os detalhes do chargeback para evitar recorrências.
Fornecer informações para resolver disputas, caso aplicável.
###### Precisa de Ajuda?
Se você tiver dúvidas ou precisar de suporte adicional, entre em contato com o nosso suporte pelo e-mail: comercial@onprofit.com.br.
Actualizado em: 30/05/2025
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